Quais as causas da leucemia em crianças

Você conhece as causas da leucemia em crianças? Entenda melhor sobre este assunto e saiba se pode evitar que seu filho tenha esta doença.

A leucemia é um câncer que afeta pessoas de todas as idades e que começa nas células formadoras do sangue. Na maioria das vezes, é um cancro dos glóbulos brancos, mas, por vezes, pode se manifestar de uma forma diferente, onde qualquer uma das células da medula óssea pode vir a apresentar a doença.

Essa doença faz das crianças vítimas em todo o mundo, porém alguns outros tipos de cânceres infantiis, como neuroblastoma ou tumor de Wilms, chegam a atacar a medula, mas não podem ser considerados leucemia.

Causas de leucemia nas crianças

Alguns fatores acabam por aumentar o risco de desenvolvimento de determinados tipos de leucemia nas crianças. Entre eles, as principais causas da leucemia em crianças são:

  • Haver feito tratamento para câncer anteriormente

Se a criança houver feito algum tratamento quimioterápico ou radioterápico para a extinção de um câncer anterior, as chances de desenvolver a leucemia se tornam maiores.

  • Doenças genéticas

As anomalias genéticas, ao que tudo indica, podem ser fatores relacionados ao desenvolvimento de leucemia. Algumas doenças genéticas, como a síndrome de Down, já estão atreladas a maior possibilidade de manifestação deste tipo de câncer.

  • Doenças do sangue

As pessoas que foram diagnosticadas com alguns tipos específicos de doenças do sangue, tais como as síndromes mielodisplásicas, podem ter um risco de desenvolvimento de leucemia aumentado.

  • Exposição à radiação

Pessoas que foram expostas a níveis muito elevados de radiação possuem maior probabilidade de desenvolver a leucemia.

  • Exposição a produtos químicos

A exposição a determinados produtos químicos, como o benzeno, pode estar ligado ao aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de leucemia.

  • Histórico familiar

Se alguém na família já foi diagnosticado com leucemia, aumenta-se o risco de que a doença apareça novamente nas próximas gerações.

Porém a leucemia pode ser tratada como uma doença que não escolhe ninguém, afinal, crianças que possuem os fatores de risco não manifestam a doença, enquanto outras que não se enquadram acabam por serem atingidas com outras causas da leucemia em crianças.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Autor


ANTES DE PLAGEAR MEU TEXTO, POR FAVOR LEIA
Este blog utiliza um serviço automático de monitorização de plágio,
recebemos email de alerta na hora, de seguida não contatamos o plageador,
emitimos na hora uma DMCA Digital Millennium Copyright Act, e fazemos denuncia
na sua empresa de hospedagem e também no Google que irá penalizar
seu site. Por favor, pense nas consequências antes de plagiar!

1 Comentário

Deixe o seu comentário!