Aplicativo ajuda na busca por pessoas desaparecidas
Agora você pode ajudar na busca por pessoas desaparecidas! A polícia oferece um aplicativo que ajuda a encontrar criminosos e já são 20 mil downloads até agora.
Esse é um sistema gratuito que a polícia oferece para que cidadãos comuns possam ajudar na busca por criminosos e também na localização por pessoas desaparecidas. Através desse aplicativo, a polícia já conseguir prender mais de 18 pessoas, o que é um número muito bom já que conta com a colaboração da população.
Até ao final de setembro já foram feitos mais de 20 mil downloads no aplicativo SIPP (Sistema de Informação para Proteção à Pessoa), idealizado por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, o DHPP, para que os cidadãos comuns possam ajudar na identificação de criminosos e também localizar pessoas desaparecidas no estado da Bahia. Esse software é considerado como o primeiro no Brasil, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.
Em apenas quatro meses com esse sistema, cinco suspeitos foram mortos e 18 detidos por ter seus rostos expostos. Estão chegando 10 denúncias de desaparecidos, em média, através desse aplicativo, conforme o delegado Jorge Figueiredo, criador do programa e diretor do DHPP informou.
Essa é uma ferramenta gratuita e está disponível também para aparelhos smartphones que possuem um sistema operacional Android ou iOS. À medida que os criminosos são capturados, outros nomes são inscritos nesse sistema.
Como funciona o aplicativo
No caso de pessoas desaparecidas, o sistema conta com um banco de dados que fornece informações como os telefones para contato e a data de nascimento. Para Figueiredo, essa é uma das coisas mais interessantes que o aplicativo traz, ou seja, o fato de poder trazer de volta um ente querido.
O aplicativo possui apenas três funções restritas a profissionais da segurança pública: o Sicohnar, o Portal SSP e o Termometro DHPP. Com esse sistema a população será de grande ajuda para a Polícia Civil, pois traz o auxílio de cada cidadão em busca por pessoas desaparecidas e também na denúncia de criminosos.
Assim, podemos ver que a busca por pessoas desaparecidas fica bem mais fácil com ajuda da tecnologia, mas cada um também tem que fazer a sua parte ajudando a encontrar as pessoas que desaparecem diariamente. Faça sua parte!
0 Comentários