Como doar sangue

Doar sangue é um ato de amor, mas muitos ainda têm dúvidas na hora de realizar a boa ação e acabam deixando de ir por medo ou desinformação. Saiba o que fazer!

O sangue é um dos componentes mais importantes para o funcionamento correto do corpo e uma vida saudável. Para todas as pessoas que tem problemas em seu sistema sanguíneo, ou perdem grandes quantidades deste líquido, o risco de morte é uma possibilidade real. Por isto ser um doador faz toda a diferença, pois este ato pode salvar muitas vidas.

O que fazer para doar sangue?

Primeiramente, é necessário cumprir com alguns requisitos da Fundação Pró-sangue, entre os quais estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, e estar descansado e alimentado. Em seguida, é preciso ir até o hemocentro de sua cidade, apresentar um documento original com foto e fazer alguns exames para ver como se está tudo certo. Cumpridos estes passos, é hora de fazer a sua doação.

doar-sangue

Fatores para serem levados em conta na hora de doar sangue

Se você estiver resfriado, grávida ou em processo de recuperação da gestação, tiver feito uma tatuagem nos últimos 12 meses ou passado por alguma situação de risco de contaminação, é importante evitar as doações até saber se está tudo bem com a sua saúde. Homens devem respeitar o prazo de 60 dias entre uma doação e outra, e mulheres 90 dias. Além disto, seja sincero em sua entrevista de doação, pois isto é fundamental para ajudar os receptores.

Faça a diferença na vida de quem precisa

Não importa seu tipo sanguíneo, a doação é uma possibilidade real de salvar muitas vidas. O procedimento não dói e nem dura mais do que 10 minutos, e sempre que ouvir informações duvidosas a respeito desta prática procure tirar a limpo com seu médico e tomar a sua decisão. Lembre-se de que qualquer problema com o sistema sanguíneo pode matar em pouco tempo, por isto seja consciente e faça a diferença para quem precisa. Você nunca sabe quando pode precisar de uma doação também, então faça a diferença para quem precisa!

 

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Autor


ANTES DE PLAGEAR MEU TEXTO, POR FAVOR LEIA
Este blog utiliza um serviço automático de monitorização de plágio,
recebemos email de alerta na hora, de seguida não contatamos o plageador,
emitimos na hora uma DMCA Digital Millennium Copyright Act, e fazemos denuncia
na sua empresa de hospedagem e também no Google que irá penalizar
seu site. Por favor, pense nas consequências antes de plagiar!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!