Febre Chikungunya: saiba se prevenir do vírus parecido com a dengue
Você já ouviu falar sobre a febre Chikungunya? Então entenda bem como este vírus que se parece tanto como a dengue pode ser perigoso e saiba como se prevenir.
Sendo umabastante parecida com o vírus da dengue, a febre Chikungunya é bastante grave e com sintomas muito dolorosos. Mesmo que seja menos grave que a outra doença, se este mal que já chegou ao Brasil não for tratado a tempo pode levar a sérias complicações. Assim sendo, veja quais são as melhores maneiras de se prevenir deste problema e os procedimentos certos a serem tomados se ele aparecer.
Algumas informações importantes sobre a doença
Originária da África, não se sabe ao certo como a Chikungunya chegou ao país, mas esta doença já está fazendo vítimas. Seus principais sintomas são febres altas, dores no corpo, moleza e tonturas. Sua transmissão se dá por meio de picadas do Aedes Aegypti e do Aedes Albopictus, que resulta em um doloroso processo de incapacitação corporal. Diante deste quadro, não há tempo a perder na realização do tratamento adequado.
Prevenindo e combatendo o Chikungunya
Para prevenir esta doença é preciso combater os ambientes ideais para a proliferação de seus agentes transmissores. Para isto, a principal coisa a ser feita é eliminar todos os locais com água parada. Além disto, se houver a identificação dos primeiros sintomas da febre, procure um posto médico o mais rápido possível para que seja feito um tratamento adequado.
Outros detalhes importantes
Mesmo que o número de casos da febre Chikungunya esteja crescendo no país, basta tomar as medidas certas para evitar esta doença. Certifique-se de que sua saúde esteja em dia e faça checkups médicos regularmente para isto. Em locais mais quentes, é necessário redobrar o cuidado, de maneira que o mosquito não tenha condições de sobreviver e proliferar-se. Desde que você siga estas dicas, não é preciso se preocupar com qualquer risco que este mal ofereça.
Aproveite e compartilhe esta informação com todos os seus conhecidos e familiares para que todos possam ficar atentos contra esta febre e impedir que ela se manifeste ainda mais no Brasil.
0 Comentários