O que é leucemia e quais seus sintomas
Entenda um pouco mais sobre a leucemia e seus sintomas e saiba identificar o quanto antes a doença para depois se tratar da melhor forma.
A leucemia é um câncer que afetas as células sanguíneas, e é um tipo de doença do sangue que pode afetar pessoas de todas as idades, ou seja, tanto adultos como crianças, homens ou mulheres. A maior parte das pessoas diagnosticadas com leucemia possui mais de 50 anos de idade.
O que é leucemia
A leucemia é o cancro dos tecidos formadores de sangue do corpo, incluindo a medula óssea e o sistema linfático.
Existem muitos tipos de leucemia, e dentre as variadas forma existentes, algumas afetam principalmente as crianças, enquanto outras são mais comuns entre os adultos.
A leucemia normalmente começa nas células brancas do sangue, as quais estão entre as principais armas do organismo na luta contra infecções. Quando o corpo necessita do auxílio das células brancas, elas crescem e se reproduzem para combater aquilo que aflige o funcionamento do sistema humano. Mas em pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos de maneira anormal, prejudicando assim seu funcionamento esperado.
O tratamento para leucemia é considerado complexo, pois varia de acordo com a forma que a doença se manifesta, além de outros fatores decisivos. Mas, nos dias de hoje, existem estratégias e recursos que podem auxiliar no tratamento e erradicação desta espécie de câncer.
Sintomas da leucemia
Os sintomas da leucemia variam de acordo com o tipo manifesto da doença. Entre os sinais mais comuns do surgimento da leucemia, estão:
- Febre ou calafrios;
- Fadiga persistente, fraqueza;
- Infecções frequentes ou graves;
- Perda peso sem esforço;
- Inchaço dos gânglios linfáticos, fígado aumentado ou baço;
- Hemorragias ou hematomas ;
- Hemorragias nasais recorrentes;
- Pequenas manchas vermelhas na pele;
- A transpiração excessiva, especialmente à noite;
- Dor nos ossos ou sensibilidade.
Faça uma consulta a seu médico caso perceba quaisquer destes sintomas de forma persistente ou recorrente.
Muitas vezes os sintomas da leucemia passam despercebidos, afinal podem ser considerados vagos e de pouca especificidade. Assim, os sinais acabam por ficar parecidos com os mesmos de uma simples gripe.
0 Comentários