Quais as causas da leucemia em crianças
Você conhece as causas da leucemia em crianças? Entenda melhor sobre este assunto e saiba se pode evitar que seu filho tenha esta doença.
A leucemia é um câncer que afeta pessoas de todas as idades e que começa nas células formadoras do sangue. Na maioria das vezes, é um cancro dos glóbulos brancos, mas, por vezes, pode se manifestar de uma forma diferente, onde qualquer uma das células da medula óssea pode vir a apresentar a doença.
Essa doença faz das crianças vítimas em todo o mundo, porém alguns outros tipos de cânceres infantiis, como neuroblastoma ou tumor de Wilms, chegam a atacar a medula, mas não podem ser considerados leucemia.
Causas de leucemia nas crianças
Alguns fatores acabam por aumentar o risco de desenvolvimento de determinados tipos de leucemia nas crianças. Entre eles, as principais causas da leucemia em crianças são:
- Haver feito tratamento para câncer anteriormente
Se a criança houver feito algum tratamento quimioterápico ou radioterápico para a extinção de um câncer anterior, as chances de desenvolver a leucemia se tornam maiores.
- Doenças genéticas
As anomalias genéticas, ao que tudo indica, podem ser fatores relacionados ao desenvolvimento de leucemia. Algumas doenças genéticas, como a síndrome de Down, já estão atreladas a maior possibilidade de manifestação deste tipo de câncer.
- Doenças do sangue
As pessoas que foram diagnosticadas com alguns tipos específicos de doenças do sangue, tais como as síndromes mielodisplásicas, podem ter um risco de desenvolvimento de leucemia aumentado.
- Exposição à radiação
Pessoas que foram expostas a níveis muito elevados de radiação possuem maior probabilidade de desenvolver a leucemia.
- Exposição a produtos químicos
A exposição a determinados produtos químicos, como o benzeno, pode estar ligado ao aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de leucemia.
- Histórico familiar
Se alguém na família já foi diagnosticado com leucemia, aumenta-se o risco de que a doença apareça novamente nas próximas gerações.
Porém a leucemia pode ser tratada como uma doença que não escolhe ninguém, afinal, crianças que possuem os fatores de risco não manifestam a doença, enquanto outras que não se enquadram acabam por serem atingidas com outras causas da leucemia em crianças.
excelente artigo.